Os Negócios Locais precisam do Digital

Após a pandemia, sentiu a pressão de transformar a sua empresa no digital? Teve familiares ou amigos que o alertaram para começar a ter uma presença digital? Umas publicações no Facebook, a criação de uma conta de Instagram, a contratação de um profissional com conhecimentos de Marketing Digital?

Se tem um pequeno negócio, este artigo pode ajudá-lo. Se tem um negócio local (físico) onde comercializa produtos ou serviços, este artigo é definitivamente para si.

Há cerca de três anos, seria mais difícil a aceitação pela comunidade sobre os benefícios de ter uma presença digital. Neste momento, estou a assumir que reconhece que esta é uma temática relevante, talvez até um ponto fraco, da sua empresa. Eventualmente, pode até ser um fator crítico, que poderá ditar a sobrevivência da mesma no curto ou médio prazo.

Reconheço que a falta de literacia digital é um problema contemporâneo da sociedade. Atualmente, as microempresas representam 96% do tecido empresarial em Portugal, mais 0,4% do que em 2004. A tendência é crescente, mas a formação digital nas chefias destas empresas não vem acompanhando este crescimento. A baixa escolarização da população portuguesa está nos empregadores e não tanto nos trabalhadores. As consequências da falta de formação dos empresários são enormes, seja na capacidade de adaptação aos padrões tecnológicos mais modernos, na inovação de produtos ou serviços, ou até na própria gestão de recursos humanos. É também por estas razões que se torna complicado para os profissionais de marketing digital comunicarem assertivamente com os empresários.

Quando falo de literacia digital, refiro-me tão só a um nível de compreensão e uso, como a leitura e o comentário de notícias, pesquisa de informação, cruzamento de fontes, download e upload de conteúdos, e escrita correta. Logicamente, nem todos necessitam de saber publicar no Facebook, gerir o BackOffice de um website, ou configurar uma caixa de email. Não culpo os empresários por esta realidade, mas sim os governos pela falta de formação nas escolas e inclusivamente nas universidades, que continuam a ignorar esta realidade.

Após esta pequena divagação sobre a importância da literacia digital, vou tentar entregar-vos aquilo que mais precioso existe na Internet – Informação. Esta, não uma informação qualquer, mas sim fundamentada, testada e comprovada – Conhecimento. Voltando à temática do artigo, apresento-vos algumas ações que podem realizar para melhorar a presença digital do vosso negócio local.

 

negócio local marketing digital

Crie uma conta no Google My Business

Se tivermos em conta que 85% da população portuguesa tem acesso à Internet (2022), e a 82,4% desta população refere que a principal razão para a sua utilização é pesquisar informação, ainda acha que não faz sentido ter o seu negócio online? Em novembro de 2021, o Google foi o website mais visitado do país, com 168 milhões de visitas, sendo que aproximadamente 14 milhões foram visitas únicas. Isto tudo, apenas num mês. Nos últimos anos, pesquisas como “farmácia perto de mim” ou “restaurante hoje à noite” aumentaram milhares em percentagem.

Ainda precisa de mais motivos para que o seu negócio seja encontrado nas pesquisas do Google e do Google Maps? Através desta ferramenta, poderá preencher o seu perfil com informação relevante para o consumidor, e criar uma vantagem competitiva em relação à concorrência. O Google My Business permite ainda que os seus clientes possam recomendar o seu negócio a novos utilizadores. Ainda não conhecia o novo marketing boca a boca?

 

negócio local marketing digital

Atualize as suas Redes Sociais

Estou a assumir que tem pelo menos uma página de negócios de Facebook. Se não tem, não sei porque tem ainda o seu negócio aberto. Quer continuar a depender dos mesmos clientes para sempre? Não quer aumentar a procura do seu negócio através da comunicação de promoções ou do lançamento de novos produtos?

Agora que já criou e preencheu com informação a sua página de Facebook, deixe-me dizer-lhe que o mais difícil ainda está para vir. Sim, é preciso ter alguém dedicado à sua página para que ela tenha resultados. Sim, é preciso ter alguém que crie conteúdo de valor para que o seu negócio seja notado na imensidão de conteúdos que existem no feed. Não, as publicações orgânicas não são suficientes, mas já lá vamos.

Se não tem ninguém competente dentro da empresa, porque muitas das vezes você é a empresa, procure formação nesta área. Dou-lhe já umas dicas:

  • Abra uma folha de excel e crie um calendário de publicações, por exemplo duas vezes por semana;
  • Vá ao Google e escreva “tipos de conteúdos para redes sociais”. Leia, e adapte aquilo que leu para a realidade do seu negócio;
  • Pesquise no Google ou vá diretamente ao Canva e descubra como se pode tornar um designer de trazer por casa. É demasiado confuso? Entre no Youtube e pesquise por “tutoriais para canva”.

Se ainda assim não tem tempo nem condições para realizar estes processos, entre em contacto comigo.

 

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Invista em publicidade no Facebook

Sabia que, da sua lista de seguidores, apenas 4% a 6% visualizam as suas publicações? Isto quer dizer que se tiver uma página com 1000 seguidores, apenas 40 a 60 visualizam a sua publicação. Sim, esta é a realidade. Assim como o seu negócio, o Facebook também é uma empresa que não depende só dos seus dados para gerar lucro. A boa notícia é que, tendo um negócio local, pode facilmente chegar a uma grande percentagem dos seus potenciais clientes, sejam já seus seguidores ou não, com um investimento muito baixo. Os anúncios permitem uma segmentação do seu público, ou seja, possibilitam-lhe a escolha do raio de ação do seu anúncio, do público a que se destina (se é só para mulheres, por exemplo), da faixa etária (se comunica para um público mais jovem, por exemplo), ou por interesses relacionados com o seu negócio. A otimização das campanhas permite-lhe não deitar dinheiro à rua, tentando ao máximo acertar no seu alvo.

Naturalmente que haveria muito mais a dizer sobre a transformação digital no seu negócio. Com este artigo, centrei-me na minha especialidade, o Marketing Digital. No entanto, existem mais técnicas e estratégias que permitiriam alavancar o seu negócio. Trouxe-lhe três ações muito práticas que resultam, a curto e a médio prazo. Se acha que o que leu aqui faz sentido e pretende mais informações, entre em contacto comigo. Seria um prazer ajudá-lo(a.)

 

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