A pergunta para 1 milhão de euros. Aplicada em contexto de trabalho, mas com uma realidade não muito dispar.
Engana-se se ficou a achar que vai ler um artigo de um perito em relações. Não vai. No entanto, gostava de partilhar consigo algumas particularidades, que venho acumulando ao longo da minha vida, sobretudo em contexto profissional.
Num mundo perfeito, as pessoas relacionar-se-iam de acordo com uma lógica de oferta-procura. Um pouco como quando vamos ao supermercado à procura de um determinado alimento. É verdade que as relações, todas elas, não são tão lineares assim. Essencialmente, isso acontece porque estamos a lidar com pessoas, seres humanos, com realidades, formações e expectativas diferentes. Neste artigo, apresento-vos uma lista de 5 motivos porque as relações (profissionais) falham.
1- Expectativas diferentes
Quando contratamos alguém ou somos contratados, temos sempre expectativas da relação que se vai construir. Nesta fase, o processo de recrutamento é fundamental para um alinhamento de expectativas. Existe um curriculum, existe uma entrevista, existe uma conversa que podem ajudar a este alinhamento. No entanto, julgo que neste processo se fala pouco de expectativas, de parte a parte. Saber exatamente aquilo que esperam de nós, pode ser um factor fundamental no desenvolvimento da relação. Por outro lado, dizer aquilo que podemos dar, pode elucidar o contratante do retorno que poderá ter com esse investimento. Fundamentalmente, julgo que falta diálogo nesta fase inicial, sobretudo se estamos a tentar construir uma relação do zero.
2- Não ter uma Estratégia
Ter uma estratégia, seja ela de curto, médio, ou longo prazo, é fundamental para alcançar o sucesso. Por vezes, reconhecemos que precisamos da ajuda de um profissional, mas não sabemos até onde e como devemos percorrer esse caminho. Sou defensor de uma abordagem híbrida, onde se relacionam as ideias entre a empresa e o profissional. Normalmente, o elemento contratante tem tendência a descurar este planeamento, passando a responsabilidade apenas e só para o elemento contratado, e não querendo pagar mais por isso. Por norma, questiono sempre se já existe uma estratégia, ou se necessitam de um serviço de consultoria prévio, antes de começar uma vertente mais operacional. Como consultor, considero este processo de diagnóstico fundamental para construir uma relação de sucesso, onde atempadamente são definidos os elementos críticos para a estratégia.
3- Não confiar no profissional
Não é preciso chamar nenhum guru para saber que a confiança é a base de qualquer relação. A confiança pode ser vista em vários contextos. Aqui, quero referir-me ao nível de abertura que é dado ao profissional. Um profissional a quem é dada confiança não tem medo de questionar ou de intervir. Não tem receio de estar a interferir em áreas sensíveis da empresa. A confiança, como coragem proveniente da convicção do próprio valor, é um dos elementos críticos para o sucesso. O profissional não foi contratado para trabalhar nos serviços secretos, fazendo o seu trabalho em silêncio, quase invisível. Uma maior envolvência gera maior dinâmica, maior conhecimento da empresa e, logo, maior confiança. Não contratem profissionais se não querem que eles façam parte da vossa família.
4- Não valorizar o profissional
Normalmente, os serviços de marketing e consultoria são contratados por falta de competências e/ou recursos humanos dentro da empresa. Por outras palavras, quando a contratação acontece, deveria existir a convicção de que se está a pagar por algo que não se tem, ou que se tem em pouca quantidade. Aquilo que acontece, é que essa valorização vai-se esfumando com o passar do tempo. Em casos mais graves, ela nunca acontece. Não estou apenas a defender a minha classe, mas sim a de todos os trabalhadores, que acumulam competências pessoais às profissionais. Trabalhadores mais valorizados são trabalhadores mais competentes, disso não tenho dúvida. Uma vez mais, é preciso dar condições para crescer. A falta de comunicação é um dos elementos mais críticos nas organizações, e a principal razão do insucesso, na minha opinião. Permita-se o desenvolvimento do profissional. Permita-se o desenvolvimento das pessoas.
5- Não dar tempo para obter resultados
Aqui, vou falar concretamente na consultoria de marketing. É preciso que as empresas entendam que:
- Não há resultados imediatos;
- Para crescer é necessário investir tempo e dinheiro;
- Para crescer rapidamente é necesário investir muito tempo e muito dinheiro;
Façam um planeamento e incluam sempre a variável tempo. Recordam-se da estratégia? Não exijam resultados imeadiatos se não conhecem o esforço necessário para os obter. Falem com profissionais. Não tomem as vossas decisões apenas em função do que vocês acham ou baseado em alguma coisa da área que leram na internet. Profissionais são pessoas que passaram boa parte da vida a estudar e a trabalhar essas questões.
Estes foram os principais motivos que encontrei, baseados na minha experiência. Como puderam perceber, os motivos porque as relações falham estão interligados entre si. A linha que separa o profissional da pessoa é cada vez mais ténue. Somos mais bem sucedidos e mais felizes quando vivemos relações de transparência. É preciso dar essa oportunidade às pessoas. Façam-nas sentir importantes. Façam-nas sentir parte de algo comum. Escutem o que elas têm para vos dizer. Permitam que elas possam mudar as vossas vidas para melhor.
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