Serviço Consultoria

O que é um serviço de Consultoria?

A Consultoria pode designar-se como um serviço profissional especializado, que pode incluir várias áreas de intervenção. Tem como base uma metodologia que assenta no diagnóstico de uma determinada atividade ou negócio. Um serviço de consultoria pode ser mais abrangente ou mais específico, dependendo das necessidades da empresa. O serviço de consultoria é uma excelente opção de subcontratação, essencialmente em organizações que não possuem recursos humanos qualificados com essas competências. Adicionalmente, pode ser uma opção válida para empresas com escassos recursos financeiros, e que pretendam recorrer a um consultor que auxilie na candidatura a projetos financiados ou para implementar medidas de forma direta.

Consultoria de Marketing

Como o próprio nome indica, a consultoria de marketing diz respeito a uma análise quem tem como base todas as necessidades de marketing. Pode ser no domínio da sua comunicação (interna e externa), das características do seu produto/serviço, da definição do seu preço e relação custo-benefício, ou dos seus processos de distribuição, entre outros. Pretende-se que o consultor transmita as boas práticas de marketing aos colaboradores da empresa, motivando-os a seguir a estratégia que for definida. Esta pode ser uma relação de curto prazo, ou pode resultar numa relação duradoura, onde existe uma colaboração regular de apoio às principais ações de marketing da organização.

Consultoria Empresarial

Num serviço de consultoria empresarial, pretende-se que o consultor identifique áreas de melhoria, e elabore um plano estratégico que inclua ações e soluções que ajudem a resolver os problemas da empresa. Na consultoria empresarial, o consultor deve ter um papel ativo com o cliente, procurando construir uma relação positiva e duradoura. O raio de ação na consultoria empresarial vai depender das necessidades que o consultor identifica, versus a visão que o empresário tem para a sua organização. O alinhamento de objetivos é um dos elementos mais importantes numa relação de consultoria empresarial. Nos dias de hoje, a consultoria empresarial ganha uma maior relevância devido à necessidade da transformação digital nas empresas. É imperativo que estas adaptem todos os seus processos fundamentais ao digital, sobretudo na hora de entregar valor ao cliente.

Qual é a sua Metodologia?

A primeira fase do meu trabalho é saber ouvir o cliente. Quero conhecer as suas dores, e assim ter condições para fazer um Diagnóstico correto. Depois de uma análise exaustiva, cruzo as necessidades com as oportunidades e tomo as melhores Decisões para a organização, tendo em conta as suas características e objetivos. Por fim, passo à Ação, onde aplico as melhores ferramentas que materializam a estratégia que foi definida.