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Marketing tradicional vs Marketing digital
Ao longo dos últimos 7/8 anos, vimos assistindo a um aumento exponencial das ferramentas digitais, sendo muitas delas de acesso gratuito. Estas ferramentas possibilitam às organizações novas formas de promoção/publicidade, com um custo bastante inferior em relação a formatos tradicionais como o aluguer de outdoors, distribuição de flyers ou anúncios em jornais. De facto, a relação custo-benefício é bastante superior quando falamos do digital. No entanto, não nos podemos dissociar da exigente concorrência nos meios digitais nos dias de hoje. Para que as nossas ações de marketing digital tenham sucesso, é necessário conhecer o nosso público-alvo, selecionar o nosso mercado potencial, saber escolher os canais digitais mais adequados, e sobretudo criar conteúdo de qualidade.
Na verdade, este processo de criação não é muito diferente do marketing tradicional, pois ambos deverão ter em comum um elemento fundamental – uma estratégia. A aposta em marketing digital não é apenas uma tomada de decisão. É preciso ter alguma consciência dos desafios que vamos encontrar. Mais importante, é perceber que esta aposta não pode ser vista como um el dorado. Mal trabalhado, podemos estar a deitar muito dinheiro à rua. Não há fórmulas mágicas para trabalhar o marketing digital. Há sim a certeza que, para todas as ações realizadas, é obrigatório testar, testar e testar. A medição de resultados é a grande vantagem do marketing digital em relação ao marketing tradicional, e a forma mais eficaz de garantirmos que o nosso investimento está a surtir efeito, seja qual for o objetivo das nossas campanhas.
O Marketing orgânico não é suficiente
Paralelamente à questão do investimento em publicidade, existe uma falsa sensação que se criou nos pequenos e médios negócios. Muitos deles, através da criação de páginas de negócios nas redes sociais, viram a sua procura alavancada pela presença nestas plataformas. A visibilidade era muito superior e automaticamente o engagement também. No entanto, desde há algum tempo que, por exemplo o Facebook, limitou a visibilidade do conteúdo orgânico destas páginas para apenas 4% a 6% dos seus utilizadores. Isto significa que, se tivermos uma página com 10.000 seguidores, apenas 400 a 600 pessoas veem a nossa publicação. É claro que existem algumas variáveis que podem fazer subir estes números, mas se o objetivo for o de gerar negócio para a empresa, o Facebook limita a sua visibilidade. Sim, as redes sociais são empresas em que o seu principal objetivo é gerar receita. O uso dos dados dos utilizadores já não é suficiente.